ÉTICA APLICADA ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO

Segundo os filósofos a ética tem por finalidade educar o caráter humano, conter seus instintos e orientá-lo para o bem, de modo a adequar o indivíduo à sua comunidade. Concilia o caráter do sujeito virtuoso com os valores do grupo social, que se espera que seja igualmente virtuoso.

A ética abrange apenas ações que dizem respeito ao possível, àquilo que comporta deliberações ou escolhas humanas, à vontade guiada pela razão, que são os elementos fundamentais da vida ética.

A ética é importante nas relações humanas, já que é através dela que nos tornamos mais humanos, transformamos em atos o que há de potencial em nós, contemos nossos instintos e nos orientamos para o bem. Na minha vida profissional a ética é importante porque pauta minhas ações no sentido de servirem ao bem comum. Em meu papel de líder, tanto no ambiente corporativo quanto na comunidade onde estou devo aproveitar a oportunidade para fornecer bons exemplos de conduta ética aos que me rodeiam.

A relativização da ética, o utilitarismo, o senso de relações descartáveis vem produzindo seqüelas sociais profundas, prejudicando tanto o indivíduo, quanto a família, comprometendo nossa sociedade e gerando uma conta alta a ser paga também pelas futuras gerações. Assim, urge que cada um de nós seja responsável na esfera que nos cabe, seja em nossos lares, sendo exemplos de ética e de conduta, sejam em nossas empresas, tanto nas relações de liderança, quanto nas de liderado.

O modelo do “custe o que custar”, a atitude e a ação egoísta, onde os “fins justificam os meios” não tem sustentabilidade, numa escala de médio e longo prazo, bem como, mesmo em uma escala de curtíssimo prazo, quando aplicado em uma escala coletiva, quiçá global.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: