Processo Decisório

 

Como Você decide?

Recentemente me deparei com um método interessante que diz respeito a como tomar decisões em momentos difíceis. Criado por Suzy Welch, mulher do ex-CEO da GE, Jack Welch, o método foi chamado por ela de 10-10-10.

Funciona assim: Diante de uma encruzilhada, avaliamos quais seriam as consequências de nossa decisão nos próximos 10 minutos, 10 meses e 10 anos. Lógico que essa questão de 10 é apenas uma figura, uma representação, o importante é avaliarmos as consequências de curto, médio e longo prazo.

Parece simples e fácil, não?! Pois é, principalmente quando estamos “fora da linha de fogo”.  Será?! Já que tudo que é importante normalmente é simples e fácil, vamos aprofundar um pouco mais nesse método de resolução de dilemas.

Todos os dias nós nos deparamos com dilemas, grandes ou pequenos. Alguns são fáceis de serem resolvidos, e não nos trazem maiores complicações. Outros porém, literalmente “nos bloqueiam”, não encontramos solução rápida e eles podem realmente causar “danos colaterais” a pessoas ou projetos que nos são caros.

Nesse contexto, o método 10-10-10 serve para trocarmos a reatividade (misto de instinto e posterior culpa) por um processo de diálogo interior (ou exterior, conforme o caso).

  1. Examinar todas as soluções possíveis, não apenas as evidentes ou mais convenientes.
  2. Pensar quais seriam as consequências de cada uma das opções em 10 minutos, 10 meses, 10 anos.

Para quem se interessar em aprofundar mais nesse assunto recomendo o livro “10-10-10: A Life Transforming Idea” (ed. Simon & Schuster), de Suzy Welch.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: